Velha demais para o tico&teco, saudosista demais para não ter blog.
Sou a pessoa mais comum possível: gosto de ler, assistir filme & séries e gosto de internet também, claro, por isso sentia falta de ter um espaço despretensioso onde eu não precisasse criar grandes produções, coreografias e selfies super elaboradas & facetunadas. 

A ideia é compartilhar um pouquinho do que acontece no meu cotidiano, um pouquinho de inspiração e o que mais eu sentir que merece ser compartilhado com vocês. Mas não garanto nada, não se apeguem, RISOS.

Sejam bem vindos (:
Quer mandar um oi?

Envie um email para gabrielapdem@gmail.com ou use o formulário a seguir:

Blogroll

Últimos Livros Lidos

Já faz 84 anos que eu não falo sobre livros em blogs, então resolvi fazer um apanhado dos últimos 5 livros que eu li, num esquema parecido com o que a Camila faz no Não me mande flores. Eu acredito que escrevi tudo livre de spoilers, embora eu comente brevemente alguns momentos das tramas (btw, eu não sei direito onde termina comentar um fato e onde começa o spoiler, haaalp).



***


As boas mulheres da China

Eu tinha começado esse livro bem no início do ano, mas já em uma das primeiras histórias empaquei e tinha achado muito estranho. Essa história em questão é a segunda, chamada A menina que tinha uma mosca como animal de estimação. Em determinado ponto dessa narrativa, eu tinha achado muito esquisito o jeito com que essa menina lidava com a mosca e só pensava WWTFFFF??!! Agora, no mês de julho, eu recomecei a leitura e a minha recepção e percepção foi bem diferente: já não achei tão estranha a história da mosca.

Talvez o título dessa segunda história passe a impressão de que é um livro de fantasia ou algo assim, mas na verdade são histórias de mulheres chinesas reunidas por uma jornalista chamada Xinran. Xinran tinha um programa no rádio onde mulheres podiam desabafar um pouco da dureza de suas vidas oprimidas pela China comunista quando era mais fechada ao ocidente. São relatos muito tristes e cruéis sobre violência, estupros e abandono. A história da mosca fica um pouco mais triste e menos cômica quando você entende que foi a mosca quem proporcionou que a menina conhecesse aquela sensação boa de quando alguém toca a nossa pele com carinho. 
Esse livro é incrível, muito triste, mas incrível.

As boas mulheres da China
Xinran
256 páginas
Editora de Bolso
2007



***


Enraizados

É um ya de fantasia com um universo bem construído e personagens bem interessantes. Nas primeiras páginas, eu tava gostando muito e tava achando que seria promissor, mas a história desenrolada não me cativou. Em Enraizados, a gente acompanha Agnieszka, moradora de uma vila ladeada por uma floresta corrompida por magia maligna que é protegida por um mago. Já no início, a gente fica sabendo que a cada 10 anos, esse mago vai até a vila escolher uma garota para viver com ele na torre. 

Tudo fluindo muito bem na minha leitura até aparecer aquele príncipe insuportável e todo mundo se reunir para resgatar a rainha que foi engolida pela Floresta. Mais da metade do livro gira em torno desse resgate e eu sinceramente acho que foi um desperdício. Não que o livro seja ruim, mas acho que tinha mais potencial se seguisse por outra linha de pensamento e não focasse tanto na rainha e naquele príncipe chato. O final, quando Agnieszka entra na Floresta para salvar o dia (hehehe) é bastante interessante porque a autora conta de onde e como a floresta surgiu e também porque ela é maligna.
Apesar de eu não ter gostado do desenrolar e tirado pontos do livro por isso, eu recomendo a leitura. Gostei bastante do começo e do final e, como já comentei antes, as personagens são bem desenvolvidas, assim como o universo criado. 

Enraizados
Naomi Novik
384 páginas
Editora Rocco
2017


***


O exorcista

Rapaz, que cagaço.

Esse é o livro que deu origem à adaptação famosa de 73. Nunca vi o filme (pretendo), então não sei dizer até que ponto as histórias são fiéis, mas posso dizer que o livro é muito bom. Pelo pouco que conheço do filme, tem os mesmos personagens e o plot é o mesmo: uma atriz de Hollywood que tem uma filha que “adoece”. No livro, médicos são consultados e vários exames são feitos sem sucesso até chegar ao ponto em que um dos médicos sugere que a mãe da garota procure um padre.

Eu comentei no Twitter enquanto lia esse livro que eu sou ateia, mas histórias de terror que envolvam cristianismo, demônios e possessão sempre me deixam com medo. Cês já viram O exorcismo de Emily Rose? Tem uma cena em que a companheira de quarto da Emily acorda de madrugada e não a vê na cama, mas quando ela olha pro lado, a Emily tá toda contorcida no chão. Eu tenho muito medo dessa cena, gente hahahaha.

Eu li boa parte do livro de uma sentada só, então a atmosfera tava bem forte, fiquei com um medo danado, juro pra vocês hahaha. Aí parei a leitura por um dia, o medo passou e eu pude continuar. Recomendo muito se você gosta do filme e também se gosta de histórias de terror com possessão demoníaca.

O Exorcista
William Peter Blatty
336 páginas
Editora Nova Fronteira
2013

***




A dama oculta

O livro mais fraquinho dessa lista. Iris Carr é uma socialite chata e fresca que está em viagem com amigos num vilarejo remoto nas montanhas de algum lugar da Europa. No final dessa viagem com os amigos, a Iris decide ficar e voltar sozinha para a Inglaterra. Ela vai de trem desse vilarejo até Trieste, na Itália, e é no trem onde acontece a trama toda. Ela conhece a Srta. Froy, e depois essa moça simplesmente some e todo mundo no trem começa a dizer que não tinha ninguém lá, que essa senhorita não existe e tal.

Algumas vezes, é dito que o idioma no vilarejo é bem estranho com uns sons arranhados. Eu arrisco dizer que esse vilarejo fica na Eslovênia, já que Trieste fica bem próxima da fronteira eslovena. Mas isso é só palpite meu, no livro a gente não fica sabendo em que país fica o vilarejo, a wikipedia também não me ajudou, então eu fui caçar no mapa da Europa, haha.

Eu achei esse livro muuuuuuito parecido com qualquer coisa que a Agatha Christie tenha escrito. Se você ler sem saber que a autora se chama Ethel Lina White, vai facilmente chutar que é um livro da Agatha Christie.

Particularmente, não gostei, achei um pouco chatinho.

A dama oculta
Ethel Lina White
272 páginas
Editora Vestígio
2016

***


Outsider

Um garoto foi assassinado e estuprado com um galho de árvore (sim, gente, que triste horror) e o principal suspeito é o treinador de beisebol da cidade. Testemunhas o viram todo sujo de sangue, além de ter impressões digitais e DNA que o apontam como criminoso. Acontece que o Treinador T, como é chamado, tem um álibi muuuuuuuuuito sólido. Como um cara pode estar em dois lugares ao mesmo tempo?

Em Outsider, a gente acompanha de perto o policial Ralph, que prendeu o treinador, sua família e também a família do Treinador T. Mais para a frente na leitura, a gente fica conhecendo a Holly, que além de ser super bacana, é muito importante no desfecho da história.

Gosto muito de Stephen King. De vez em quando, ele escreve umas patacoadas, mas não é o caso desse livro pois muito bom!


Outsider
Stephen King
528 páginas
Editora Suma
2018

***


É isso (:
Você leram alguma coisa legal nos últimos tempos?
Bj bj e até já.

Imagem que abre o post: Andrew Le

Comentários

  1. Eu já vi várias pessoas falando de "As boas mulheres da China" e já baixei logo no kindle! Pelo que você disse, citando o caso da mosca percebi que é um livro bem tocante. Gosto muito de livros que passam sensibilidade.
    Não importa quantas vezes eu assista ao filme O Exorcista, eu sempre me cagarei de medo. Não li o livro, que a tensão deve ser bem pior, imagino.
    AMO Stephen King, já li alguns livros, tenho outros que não li, é muito livro né! Realmente ele tem uns livros que são bem bleh, mas em outros ele se supera! Minha meta é ler o tanto quanto puder. Sobre a Escrita me ajudou muito a entender sobre o estilo dele. E ele até confessa as cagadas que fez.
    Já quero ler esse Outsider, ótimo porque é um estilo totalmente diferente do que estou lendo, então dá pra conciliar.

    Adorei as indicações!
    xero
    https://leayasnaya.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. amei as resenhas e esse formato que usou. mas oq mais amei mesmo é esse layout!!!!!! meu deus gabiiiiiiiii, só vc pra deixar esse blogger todo lindo maravilhoso e diferente! tô apaixonada <33333333333333

    ResponderExcluir
  3. Estou com uns livros de King aqui para serem lidos também e um deles é IT hahaha não li nenhum dos livros citados ainda mas alguns já estão na minha listinha.

    Ventos de Maio

    ResponderExcluir
  4. kkkk me indentifiquei quando disse que ficou bastante tempo sem falar sobre livros, eu ja vou fazer 1 ano você acredita ??

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. eu AMEI ler "o exorcista". que leitura! o filme eu assisti anos luz atrás mas foi bizarro. eu era criança quando inventei de querer assistir e meu pai não deixou porque né, não tinha idade pra esse tipo de filme. acontece que por conta disso e de tudo que eu ouvia falar eu criei mil expectativas sobre o filme. ai quando enfim pude assistir achei fraquíssimo HAHAHAHA foi terrível. acabaram com a minha experiência HAHAHAHA já o exorcismo de emily rose me faz ficar bolada até hoje quando acordo as 3am HAHAHA HELP

    ResponderExcluir
  6. Gabs, faz 84 anos que eu não leio livros! Pode isso?! Fico indignada comigo mesma, mas quando penso em ler, durmo... me tornei uma adulta idosa, oh gosh!
    Por isso, inclusive, não conheço nenhum livro desses que tu citou (ok, conheço o Exorcista por causa do filme que eu nem assisti).

    Shame on me :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário